Quantcast
Channel: .: Doce Sonho Alado :.
Viewing all articles
Browse latest Browse all 645

Quando devo usar "atrás", "detrás" e "de trás"?

$
0
0
Mas que língua complicada é a nossa! Na minha postagem anterior sobre a Língua Portuguesa, escrevi sobre erros comuns cometidos pelos brasileiros ao falar ou escrever.
Um dos itens da minha lista era a diferença entre "detrás" e "de trás". Acontece que enquanto pesquisava sobre o assunto, percebi que a polêmica era grande, e fui obrigada a retirar este item da lista, senão o post ficaria longo demais. Porém, hoje explicarei com detalhes a diferença entre eles, espero que meu texto possa lhe ajudar de alguma forma!

Atrás e detrás:

Estes dois advérbios são sinônimos. Tanto faz se você usar um ou outro. Eu, pessoalmente, prefiro o atrás (até porque o detrás é um tanto polêmico, como veremos), mas fica pelo seu gosto mesmo.

Exemplo: Eu me escondi atrás da árvore/ Eu me escondi detrás da árvore

Detrás e de trás:

Até agora, a melhor explicação que eu encontrei foi no site "Mundo Educação". Como nós já vimos, "detrás" equivale a "atrás", e também a "traseiro". Agora, a expressão "de trás" é usada sempre que estivermos usando um verbo que indica movimento como, por exemplo, "sair", "descer", "correr", etc.
Mas como lembraremos desta regra? Ora, descobri que basta você fazer uma pergunta à frase; quando ela começar com "onde", usaremos "detrás"; e quando começar com "de onde", usaremos o "de trás".

Exemplos: (Onde ela guardou o controle?) - Ela guardou o controle detrás das almofadas.
                  (De onde o fogo veio?) - O fogo veio de trás do muro.
                  (Onde estava o Mário?) - O Mário estava detrás do armário.
                  (De onde o Mário saiu?) - O Mário saiu de trás do armário.

Também há o caso em que "de trás" designa "de longe, de muito tempo atrás".

Exemplo: A corrupção no Brasil é algo que já vem de trás.

Banco de trás:

É com esta expressão que surge a grande polêmica. O correto, correto mesmo seria dizer "banco detrás", já que não se vincula a um verbo que indica movimento, e equivale a "traseiro". Veja só:

(Onde ela sentou?) - Ela sentou no banco detrás.

O que acontece é que ninguém usa "banco detrás". E de tanto o povo brasileiro escrever errado, fica parecendo que o certo não está correto, se é que vocês me entendem...

Solução:


Eu resolvo a questão da seguinte forma: já que o carro está em movimento, o verbo também está! Kkkkkk... Brincadeira, gente, não acreditem em mim não. Na verdade, só há três escolhas possíveis:
1 - Você deixa sua frase estranha (mas correta) usando "banco detrás";
2 - Você sucumbe à linguagem popular e escreve "de trás";
3 - Você usa, por via das dúvidas, "banco traseiro". Assim não tem como errar.

Eu, pessoalmente, acho que a terceira solução é a melhor de todas. Se alguém que passar por aqui conhecer algo mas sobre o assunto, por favor, comente. Eu vou ficar muito feliz se puder solucionar este problema de uma vez por todas!

Semana que vem teremos mais dicas de Língua Portuguesa, aguardem!

Beijinhos Alados,

Viewing all articles
Browse latest Browse all 645

Trending Articles